Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Vim para o estrangeiro
Qui 23 Abr 2015 - 15:27 por Marina Coelho

» O nosso cão corresponde às nossas expectativas?
Sab 12 Out 2013 - 13:00 por Inês Lima

» Atitude agressiva, ajuda!
Sex 27 Jul 2012 - 8:59 por floijdt

» O CÂO DE PASTOR ALEMÃO
Qui 12 Abr 2012 - 14:38 por canil daktari

» Problemas de comportamento...
Qui 22 Mar 2012 - 9:07 por Careto Chinês

» American Staffordshire Terrier agressivo com os donos
Sab 3 Mar 2012 - 9:04 por floijdt

» American Staffordshire Terrier
Ter 28 Fev 2012 - 17:46 por tonny

» Comportamento
Qua 16 Nov 2011 - 13:20 por Julieta Silva

» Cadela e as necessidades
Seg 14 Nov 2011 - 9:55 por floijdt

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

Pastor alemão apreensivo com crianças

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pastor alemão apreensivo com crianças

Mensagem  dsoares em Qua 22 Abr 2009 - 7:50

Boa tarde, não encontrei uma zona de apresentação de novos membros, se houver agradeço uma ajuda a encontra-la.

Quanto ao problema que me deparo actualmente com o meu cão:

É um pastor alemão registado no lop (ascendentes muito modestos) que está quase a fazer um ano, cresceu naturalmente, é activo, inteligente, é um bom guarda e tem uma forte ligação com as pessoas. Quando o levo à rua ele é muito pacifico com adultos que demonstram interesse e comunicam com ele, facilmente lhe podem fazer festas e brincar com ele, mas crianças não tolera contacto. Fixa o olhar e é agressivo caso se aproximem.
A abordagem natural das crianças é aproximarem-se eufóricas (a correr e por vezes gritos) mas revelando algum receio no olhar. Penso que é esta situação que leva o cão a reagir mal.
Ele em casa tem contacto com um bebe e não há qualquer problema nem sinal de ciumes , mas não quero ter problemas um dia que esta criança também corra e grite junto dele.

Agradeço conselhos para lidar com esta situação.
Daniel
avatar
dsoares

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/04/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pastor alemão apreensivo com crianças

Mensagem  floijdt em Qua 22 Abr 2009 - 12:02

Daniel:

Para o podermos ajudar, agradecíamos que nos fornecesse mais algumas informações acerca do seu cão:

- Se conseguir saber junto do criador, gostávamos que nos informasse se lá existiam crianças e se sim qual a relação destas com os cães. Se não existia, pergunte ao criador se alguma vez este possibilitou ao cão um contacto próximo com crianças.

- Com que idade levou o seu cachorro para casa.

- Se deu por ter acontecido algum facto traumatizante entre o seu cão e crianças. Se sim em que idade.

- Qual é a sua atitude (do dono) quando é confrontado com a reacção do cão na presença de outras crianças que não o seu bebé.

- Qual é o tipo de vida que o seu cão leva agora (canil, casa, regularidade dos passeios, contactos com outras pessoas, crianças e outros animais, etc.).

Aguardamos que nos forneça estas informações para que o possamos ajudar.
avatar
floijdt

Mensagens : 82
Data de inscrição : 22/12/2008
Localização : Vale de Lobos - Sintra

Ver perfil do usuário http://www.dobermann-pt.com/ccvl

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pastor alemão apreensivo com crianças

Mensagem  dsoares em Qui 23 Abr 2009 - 3:24

Caro Sílvio,

-Em relação ao criador, infelizmente não mantenho contacto com ele porque ele é na verdade um intermediário e não um criador. Alem disso é bastante mentiroso. Foi uma precipitação ter comprado lá o cão mas na altura era o único com ninhada disponível e a pressa de trazer um cão para casa aliada à minha inexperiência com este meio deu esse resultado.

-Fui buscar o cachorro com 3 meses.

-Não há nenhuma situação com crianças que considere traumatizante para o cão, nem sequer nada de relevante. Comecei a leva-lo à rua desde os 4,5 meses e na altura deixava as crianças mexer nele, não havia qualquer problema e não achei que ele estivesse incomodado por elas.
A única situação em que o cão se pode sentir incomodado pelas crianças é quando as vê brincar na rua jogando à bola, andar de bicicleta, a correr etc. Actualmente fechamos o acesso ás escadas e ele já não tem forma de as ver na rua, só ouvir. Agora não sei se isto poderá ser uma má opção nossa.

- A minha atitude é de reprimir a agressividade do cão para as crianças puxando-lhe o pelo no cachaço, que é a forma mais severa que uso para o castigar noutras situações (mexer no lixo por exemplo).

-O tipo de vida do cão é estar solto em casa durante praticamente todo o dia, tem sempre pessoas em casa. Ele deve considerar cerca de 6 pessoas como sendo a sua família, no entanto só 2 pessoas lhe dão a ração e só eu o levo à rua a passear.
Infelizmente não o consigo passear na rua todos os dias, mas levo-o 2 vezes durante a semana e todos os fins de semana dá um passeio mais longo. (Sábado e Domingo).

- O único contacto que tem com outros animais é na rua, curiosamente ele não tem qualquer sinal de agressividade para os outros cães, mesmo quando estes lhe ladram e o desafiam.

Desde já obrigado
Daniel
avatar
dsoares

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/04/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pastor alemão apreensivo com crianças

Mensagem  floijdt em Qui 23 Abr 2009 - 5:27

Daniel:

O seu cão sofre um problema de falta de socialização com crianças. No período da vida do cão em que este aceita a socialização (da 5ª à 12ª semana) esse trabalho não foi feito ou não foi devidamente executado pelo criador, uma vez que o foi buscar com 3 meses (12 semanas) precisamente na altura em que terminou a fase de socialização.

O facto de ele por volta dos 4,5 meses aceitar as crianças tem a ver com o facto de ainda não ter desenvolvido os seus instintos básicos de sobrevivência que têm a ver com a segurança e a protecção da sua matilha humana e dos seus bens (território e recursos). Portanto, nessa altura ainda não via nas crianças potenciais agressores ou invasores dos recursos que ele considera seus e da sua matilha que agora instintivamente protege.

E agora vamos à raiz da questão: Porque é que ele reage dessa forma só com crianças?

1º - Os cães consideram as crianças no mesmo patamar do seu status hierarquico.

2º - As crianças, ao contrário dos adultos, exprimem-se de forma exuberante com gestos e vocalizações alteradas, que para os cães não são naturais, como tal, potenciadoras de reacções de alerta constante que são expressas por olhares fixos e duros que são uma das maneiras de dissuadirem os intrusos. Posso adiantar que se os cães vissem nos adultos estes tipos de comportamentos exuberantes e fora do normal a todos os níveis, a sua reacção seria de certeza idêntica quando não de maior intensidade. Porque acima de tudo o que está permanentemente em causa na mente dos cães é a defesa da sua matilha e dos seus recursos.

O que vamos fazer para tentar minimizar este problema?

Fez bem em impedir que o cão visse as crianças na rua quando estão a jogar ou a brincar.

A sua atitude com o cão quando este apresentar este comportamento, vai mudar radicalmente: em vez de o reprimir (reforço negativo) vai distraí-lo e redirigir-lhe a atenção para qualquer coisa que ele goste de fazer (brincar com a bola, por ex.).

Vai iniciar um processo de dessencibilização e contra-condicionamento da seguinte forma: Pede a uma criança calma que não seja muito activa nem reactiva que se vá aproximando calmamente do cão e sem mostrar receio. Começa com uma distância de cerca de 10 metros a cada passo que a criança der e se o cão se mantiver calmo e com uma atitude positiva, o Daniel dá-lhe um prémio (uma bola, se ele gostar, ou uma guloseima) e elogia-o. Se a certa distância ele demonstrar uma atitude de desconfiança, o Daniel, pura e simplesmente, se afasta sem dizer nada acabando igualmente os prémios. Inicia novamente o exercício no dia seguinte da mesma forma. O queremos "dizer" ao cão é que se deixar aproximar a criança e consentir que se mantenha próximo de si é recompensado com aquilo de que mais gosta. Se pelo contrário não deixar, não obtém a tal recompensa.

O Daniel tem que ter presente que uma criança não pode estar sózinha, sem a supervisão de adultos, juntamente com um cão. Não se esqueça que entre os Lobos e os cães existe somente uma distância de 16000 anos, muito pouco para se diluir a componente selvagem do cão.

Para se informar melhor pode consultar um artigo que escrevi intitulado "Crianças e Cães" em: http://comportamento-canino.blogspot.com

Já equacionou a hipotese de frequentar um Curso online sobre o Conhecimento Funcional do cão e como o adestrar pela positiva? se estiver interessado consulte este site: http://formacaoccvl.weebly.com/curso-olapc.html

Espero que o tenha ajudado. Se ainda permanecerem algumas dúvidas, não hesite em as colocar.
avatar
floijdt

Mensagens : 82
Data de inscrição : 22/12/2008
Localização : Vale de Lobos - Sintra

Ver perfil do usuário http://www.dobermann-pt.com/ccvl

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pastor alemão apreensivo com crianças

Mensagem  dsoares em Qui 23 Abr 2009 - 10:52

Sem dúvida que me deu uma grande ajuda, fico muito agradecido.
Vou seguir o conselho que me deu e substituir o reforço negativo por esse método.

Em relação ao curso online, confesso que nunca tinha pensado nisso mas não descarto essa hipótese. (apesar de actualmente estar ainda a acabar outro curso que me ocupa imenso tempo e tem prioridade).

Mais uma vez, obrigado pelo ajuda.
Daniel
avatar
dsoares

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/04/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pastor alemão apreensivo com crianças

Mensagem  floijdt em Qui 23 Abr 2009 - 12:29

Daniel:

Tenha em atenção as suas prioridades. Você tem uma potencial arma letal em casa que se incompreendido e deficientemente manejado pode tornar-se um perigo tanto para si como para a sua família. E ainda por cima um cão que, apesar da jovem idade, já apresenta algumas deficiências de comportamento.

Um abraço:
avatar
floijdt

Mensagens : 82
Data de inscrição : 22/12/2008
Localização : Vale de Lobos - Sintra

Ver perfil do usuário http://www.dobermann-pt.com/ccvl

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pastor alemão apreensivo com crianças

Mensagem  dsoares em Sex 24 Abr 2009 - 8:46

Caro Sílvio,

sem querer de forma alguma discordar consigo não considero o cão uma ameaça à família em geral, muito menos a mim.
A minha preocupação é mesmo este problema com as crianças, que considero grave pois apesar de eu agora ser muito cauteloso sei que basta um segundo de distracção para poder acontecer o pior.

Como foi o 1º cão que tive sob a minha responsabilidade e não tinha experiência tive o cuidado de me informar o melhor possível sobre a sua educação, através de informação disponível na internet e comprei também 2 livros. Claro que isto me deu apenas os princípios básicos de adestramento mas serviu para me ajudar a minimizar os erros na educação do cão.
Quero com isto dizer que estou perfeitamente ciente das vantagens que me trará frequentar o curso que sugeriu, e estou interessado em realiza-lo, mas actualmente a minha actividade não me dá a disponibilidade necessária para o poder fazer com empenho.

Um abraço
Daniel
avatar
dsoares

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/04/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pastor alemão apreensivo com crianças

Mensagem  floijdt em Sex 24 Abr 2009 - 10:31

Daniel:

Você compreendeu-me mal. Eu não disse que o seu cão era uma ameaça para si ou para a sua família, eu disse que você, como todas as pessoas que possuem cães, principalmente cães de médio/grande porte, possuem uma potencial arma em casa que sendo mal manejada poderá ser um perigo para si e para a sua família.

O que eu também disse, e repito, é que o seu cão não apresenta um comportamento normal para com as crianças e se esse problema não for resolvido com consistência e rapidamente poderá (deus queira que não) causar-lhe, no mínimo, alguns dissabores.

Faço votos para que os livros que comprou o ajudem a entender melhor o seu cão assim como a adestrá-lo correctamente seguindo os métodos mais avançados do condicionamento positivo.

Um abraço:
avatar
floijdt

Mensagens : 82
Data de inscrição : 22/12/2008
Localização : Vale de Lobos - Sintra

Ver perfil do usuário http://www.dobermann-pt.com/ccvl

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pastor alemão apreensivo com crianças

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum