Comportamento e Educação Canina
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Porque puxam os nossos cães?
Rosnar ao Comer EmptyDom 27 maio 2018 - 5:59 por rsimoes

» Vim para o estrangeiro
Rosnar ao Comer EmptyQui 23 Abr 2015 - 15:27 por Marina Coelho

» O nosso cão corresponde às nossas expectativas?
Rosnar ao Comer EmptySáb 12 Out 2013 - 13:00 por Inês Lima

» Atitude agressiva, ajuda!
Rosnar ao Comer EmptySex 27 Jul 2012 - 8:59 por floijdt

» O CÂO DE PASTOR ALEMÃO
Rosnar ao Comer EmptyQui 12 Abr 2012 - 14:38 por canil daktari

» Problemas de comportamento...
Rosnar ao Comer EmptyQui 22 Mar 2012 - 9:07 por Careto Chinês

» American Staffordshire Terrier agressivo com os donos
Rosnar ao Comer EmptySáb 3 Mar 2012 - 9:04 por floijdt

» American Staffordshire Terrier
Rosnar ao Comer EmptyTer 28 Fev 2012 - 17:46 por tonny

» Comportamento
Rosnar ao Comer EmptyQua 16 Nov 2011 - 13:20 por Julieta Silva

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

Rosnar ao Comer

Ir para baixo

Rosnar ao Comer Empty Rosnar ao Comer

Mensagem  floijdt Qui 19 Fev 2009 - 11:17

Bom dia,

tenho uma Labrador, a Mishy, com dois anos que é muito meiguinha, excepto quando se trata de comida!

Ela desde pequenina sempre foi muito gulosa e já nessa altura ela rosnava quando comia. Eu e o meu namorado sempre tentamos modificar esta situação, tentamos dar-lhe a comida à mão, demos sempre a comida dela depois de nós comermos, quando ela comia ficava ao lado dela, tirava-lhe a comida quando ela rosnava, etc e poucas vezes foram as que ela não rosnou.

Mas a situação tem vindo a piorar, no fim de semana ela estava a comer e depois de me rosnar a mim várias vezes e eu tirava-lha a comida e voltava a dar, o meu namorado foi mexer-lhe e ela rosnou com "mais força" e tentou morder, aí foi castigada, levou umas palmadas e ficou sozinha por umas horas. Mas ficou tudo na mesma ou pior! Agora basta só passarmos ao pé dela quando ela come, que ela rosna e também já tenta morder se lhe tocamos.

O que podemos fazer para que ela páre de rosnar ao comer?

Cumprimentos
Sofia
_______________________________________

Bom dia Sofia,

Existe um período da vida dos cães, entre os 5 e os 9, 10 meses de idade, em que se desenvolve aquilo a que chamamos hierarquização. A hierarquização não é nem mais nem menos que enquadrar o cachorro na estrutura social da sua matilha humana, definir e dando-lhe a entender qual o seu grau nessa mesma hierarquia.

O acto de se alimentar a par do de procriar, são aqueles em que mais sobressai os instintos primitivos dos seus ancestrais, como tal na referida fase de hierarquização de que falámos, devia de se ter corrigido esse problema.

O meu método é: primeira rosnadela = a primeira palmada; segunda rosnadela = a duas palmadas e de certeza que já não existe terceira rosnadela.

Agora, com 2 anos o problema já não se resolve de maneira tão simples. Se diz que ela tem esse comportamento somente no acto de se alimentar e no resto do tempo os aceita como líderes e não existem mais conflitos, sou de opinião a que, durante o espaço de tempo da alimentação a devem ignorar e o problema fica resolvido.

Se já existem reflexos dessa atitude noutras situações, é melhor procurar um profissional para tentar debelar o problema antes que os laços de amizade se quebrem entre vocês.

Um abraço Sofia

Sílvio Pereira
_____________________________________

Obrigado. Olhe por exemplo hoje aconteceu a seguinte situação, ela tava a comer e eu passei la por perto e ela rosnou e eu disse "Mishy não se rosna!", ela ronou-me mais alto. Depois o meu namorado foi lá e ela tava debaixo da mesa (depois de rosnar e quando acaba de comer , ela como se apercebe que fez asneira vai-se esconder debaixo da mesa) e ele disse "Mishy sai da ai! vais para a varanda porque te portaste mal e rosnas-te." e ela deita-se de barriga para o ar para não sair do sitio, quando ele a vai empurrar com o pé, ela dá uma mordida perto da perna dele e foge. É muito estranho, como lhe digo esta situação só acontece com a comida ou depois de comer, porque ela entra em stress quando vê comida. Acha que esta mordida estava relacionada com a comida?
Se estiver vou fazer o que me disse, meto a comida no pratinho dela e vou-me embora, deixo-a comer sozinha. Senão estiver vou então procurar ajuda para dominar a "fera", lol.

Cumprimentos e obrigado
______________________________________

Não há dúvida que é uma situação estranha e incaracterística. Ela revela submissão fora do acto de se alimentar, portanto toda a agressividade na altura de comer tem a ver com um estado neurótico de medo. É uma situação mais complicada por um lado, saber as origens desse medo e como tal combate-lo, mas mais simples para os donos pois poderá adoptar a referida postura de a ignorar nessa situação, até ela ter terminado. Não interfira nem se aproxime dela enquanto estiver a comer.

Um abraço

Sílvio Pereira
_____________________________________

Sabe, ela sempre foi obcecada por comida, o veterinario dela mesmo diz que de todos os Labs que já viu ainda nunca tinha visto um tão maluco por comida, ela quando vê comida acho que o "mundo para" lol. Ela por duas vezes já asfixiou a comer, porque ela não mastiga, aspira! Acho que provavelmente será o medo de perder a comida. Por exemplo, as vezes eu levo-a a casa dos avós do meu namorado, eles têm uma cadelinha também, a Mishy é bastante submissa em relação a outros cães, só ultimamente é que ela as vezes ladra aos outros, mas depois se eles vem ter com ela, ela vem logo esconder-se no meio das minhas pernas e deita-se de barriga para o ar, mas isto tudo para dizer que quando a levo lá, ela é bastante submissa´ a outra cadela é que manda, mas em se tratando da comida ela come a dela e faz tudo para chegar a comida da outra, mas faz mesmo tudo! lol

cumprimentos e obrigado mais uma vez!
_______________________________________

Boas tardes!

Aproveito o tema deste tópico para pôr uma questão que me parece estar intimamente relacionada com o assunto tratado.
Haverá algum benefício em termos do estabelecimento de hierarquias e de nos impormos como lider em relação ao cão se lhe dermos o alimento à mão durante um determinado periodo de tempo?

Cumprimentos
Maria
______________________________________

Maria

É o que é de mais errado. Nos Lobos e nos cães selvagens o alfa é o primeiro a comer e não dá à boca dos betas a comida. Abandona os restos e deixa que os outros se alimentem. Isto para dizer que não é assim, com o facto de darmos de comida à boca dos cães, que cultivamos a hierarquia.

Comer é comer não é brincar. Os cães devem ter, no máximo, 10 minutos para comer, se o não fizerem... azar, desaparece a comida e só aparece na próxima refeição, com a mesma quantidade e não acrescida daquela que deixaram na refeição anterior.

Também temos que ensinar os cães a comer. Na natureza os lobos só deixam a matilha quando atingem a maturidade, como tal aprendem a comer com os pais e com os outros membros da matilha. Com os cães, como eles deixam a mãe precocemente temos que ter nós a responsabilidade de os educarmos também a comer.

Um abraço

Sílvio Pereira
________________________________________

Obrigada pelo esclarecimento Sílvio

Maria
floijdt
floijdt

Mensagens : 82
Data de inscrição : 22/12/2008
Localização : Vale de Lobos - Sintra

http://www.dobermann-pt.com/ccvl

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos