Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Vim para o estrangeiro
Qui 23 Abr 2015 - 15:27 por Marina Coelho

» O nosso cão corresponde às nossas expectativas?
Sab 12 Out 2013 - 13:00 por Inês Lima

» Atitude agressiva, ajuda!
Sex 27 Jul 2012 - 8:59 por floijdt

» O CÂO DE PASTOR ALEMÃO
Qui 12 Abr 2012 - 14:38 por canil daktari

» Problemas de comportamento...
Qui 22 Mar 2012 - 9:07 por Careto Chinês

» American Staffordshire Terrier agressivo com os donos
Sab 3 Mar 2012 - 9:04 por floijdt

» American Staffordshire Terrier
Ter 28 Fev 2012 - 17:46 por tonny

» Comportamento
Qua 16 Nov 2011 - 13:20 por Julieta Silva

» Cadela e as necessidades
Seg 14 Nov 2011 - 9:55 por floijdt

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar

Bullmastiff

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bullmastiff

Mensagem  valangels em Ter 6 Jan 2009 - 6:05

Bom dia!

Desde já os sinceros parabéns pela iniciativa de criar algo de precioso para quem ama a Canicultura num todo (e á margem de protagonismo social, discutivel, em redor das Exposições de Beleza. As quais frequento e participo regularmente).
Vamos ao que interessa. Neste momento tenho duas raças em casa: Rottweiler (2), por paixão e Bullmastiff (3 para já) por paixão e criação. A pergunta que eu aqui coloco, fruto da minha experiência pessoal, é a seguinte?

- Até que ponto será benéfico a um cachorro bullmastiff crescer numa matilha? Pois, e fiz essa experiência uma cadela que possuo, a partir dos 12 meses ficou anti-social com as restantes fêmeas. Apenas tolerando a presença do macho Rottweiler. Em suma, apesar de ser um "amor" com pessoas é muito dominante com quase tudo que ladre! Esta situação não se verifica com as restantes fêmeas. Haverá hipótese de voltar a integrá-la na matilha?

Obrigado,

Sérgio
valangels

Ver perfil do usuário http://www.valangelsbullmastiff.com

Re: Bullmastiff

Mensagem  floijdt em Ter 6 Jan 2009 - 8:39

Boa tarde Sérgio e bem vindo ao fórum:

Só existe matilha quando a organização social está perfeitamente estruturada e consolidada. No seu caso - e no caso de tantos proprietários que possuem vários exemplares de raças dominantes, como também é o meu caso - os exemplares disputam a liderança da matilha. Se um consegue sobrepor-se ao outro e este aceita, tudo termina em bem e a organização social fica estabelecida. Se a disputa é entre dois animais dominantes e nenhum se submete - que é o que acontece nestes casos - a convivência pacífica entre eles torna-se impossível.
Não se pode dizer que é um problema de falta de socialização, uma vez que ela dá-se bem com o macho Rottweiler, que deve ser o Alfa ou então submete-se, e com as pessoas.
Se as outras cadelas não se submeterem a ela, o que é mais que provável que não aconteça, terá que as manter separadas para o resto da vida.
Posso dar-lhe o meu exemplo: Os meus cães, 4 fêmeas e 1 macho Dobermann, só estão todos soltos, ao mesmo tempo, na minha presença, porque consideram-me acima do Alfa da matilha, eu assumo-me como o Super-Alfa, uma vez que pertenço a uma espécie diferente e eles sabem que todos dependem de mim, como tal, controlo-os e reprimo qualquer pequena tentativa de escaramuça. Fora isso as fêmeas são sempre soltas à vez, para evitar as disputas de liderança que, inevitavelmente eu sei que irão acontecer na minha ausência.
floijdt

Ver perfil do usuário http://www.dobermann-pt.com/ccvl

Mensagem  andregustavo em Ter 6 Jan 2009 - 8:59

floijdt escreveu:

Só existe matilha quando a organização social está perfeitamente estruturada e consolidada. No seu caso - e no caso de tantos proprietários que possuem vários exemplares de raças dominantes, como também é o meu caso - os exemplares disputam a liderança da matilha. Se um consegue sobrepor-se ao outro e este aceita, tudo termina em bem e a organização social fica estabelecida. Se a disputa é entre dois animais dominantes e nenhum se submete - que é o que acontece nestes casos - a convivência pacífica entre eles torna-se impossível.

Este é um tema que me interessa particularmente porque tenho três machos de diferentes raças com caracteristicas dominantes. O que gostaria de saber adicionalmente à resposta anterior é, se existem comportamentos da nossa parte que possam alterar a organizaçao social consolidada da matilha (por exemplo ao sair para passear primeiro ou trabalhar um cão em detrimento doutro na presença deste) e também se com a idade é natural haver uma nova disputa (concretamente entre o membro mais novo e o mais velho que não sendo o lider, se sobrepos sempre ao mais novo)
andregustavo

Ver perfil do usuário

Mensagem  valangels em Ter 6 Jan 2009 - 9:24

Seguindo a mesma a linha de conversa...
O meu macho rott tem 4 anos e meio e tem um carácter fenomenal, no bom sentido é claro. Como tal gostaria de saber se é descabido proporcionar-lhe a convivência directa com um cachorro bullmastiff e até quando será aconselhável esta mesma convivência?
Já sei que quando alguma das fêmeas estiver em cio não vou arriscar deixá-los juntos...
valangels

Ver perfil do usuário http://www.valangelsbullmastiff.com

Mensagem  floijdt em Ter 6 Jan 2009 - 11:27

A resposta à sua primeira pergunta é não.

Podemos mudar-lhes o comportamento na relação com o humano (por pertencermos a uma espécie diferente). A organização social intra-especifica tem que ser estabelecida pela própria espécie.

Nos Lobos a alteração de posto hierárquico dá-se com a avançada idade do líder ou com a inconsequente e frágil liderança deste. Nos cães é a mesma coisa.

A co-existência pacifica entre raças dominantes só existe em três situações:

1ª Entre dois exemplares de sexos opostos
2ª Entre cachorros, até à idade de assumirem as suas características, e exemplar dominante
3ª Entre exemplar dominante e subordinados que se submeteram
floijdt

Ver perfil do usuário http://www.dobermann-pt.com/ccvl

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: